O bombardeio por diversos tipos de propagandas é algo normal hoje em dia. Cartazes, e-mails e panfletos de marketing nos são entregues e oferecidos diariamente. Entretanto, foi pela mesmice dessas técnicas que, já nos anos 70, surgiram novas estratégias publicitárias, como o Marketing de Guerrilha, que só ganhou espaço dez anos mais tarde. Essa tática vem ganhando o público desde então e, por isso, preparamos este post para deixar você por dentro do assunto. E então? Vamos conferir?
Efeito Marketing de Guerrilha
A diferença desse tipo de publicidade para as demais é que ela justamente não tenta parecer como uma propaganda. O marketing deve estar “escondido” no que for oferecido às pessoas. Imaginemos, por exemplo, alguém que deixa de entregar panfletos na rua e passa presentear as pessoas com brindes personalizados em plena luz do dia. O primeiro efeito é o estranhamento ou a surpresa por parte do possível cliente. Mas é exatamente isso que o marketing de guerrilha propõe. Ele deseja chamar sua atenção de um jeito diferente, inovador.
Usando o Marketing de Guerrilha
Ao oferecer a seus clientes um brinde, como chinelo personalizado, por exemplo, você não estará oferecendo diretamente a sua empresa, mas sim um produto. Pessoas gostam de ganhar brindes. Aproveite isso e ofereça produtos que, junto, carreguem o logotipo de sua empresa. Assim, sua marca estará sendo carregada diariamente pela pessoa que ganhou, não só dentro de casa, mas nas ruas, em viagens e em todo lugar que for. É puro marketing.
Indiretamente ela estará divulgando algo e também terá contato diário com a sua marca. Ao ter um produto promocional em casa, sempre que seu cliente precisar de um serviço prestado por você, o primeiro telefone e a primeira marca que ele irá lembrar será a sua.
Vamos supor, em outra situação, que você tenha uma empresa de turismo e para todas as pessoas que forem viajar com você, você der brindes de chinelo com a sua marca. A primeira coisa que irá acontecer é a pessoa ficar feliz com o presente e já começar a usá-lo na na viagem. E, como no caso anterior, ela acabará divulgando sua marca de um jeito diferente e atrativo.
Incrível, não é? Se sua empresa for menor ou se você não tiver condições de oferecer brindes para cada cliente, uma maneira legal de usar esse tipo de brinde promocional é realizando sorteios com eles. Para todos os seus visitantes ou compradores, dê uma senha e, ao final, realize o sorteio com as poucas peças que você conseguiu adquirir.
Você tem outras dicas para melhor usar o Marketing de Guerrilha com produtos promocionais? Compartilhe-as com a gente nos comentários abaixo!